Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Gestantes: psicóloga do HNSC explica como cuidar da saúde mental e garantir uma gravidez tranquila durante a pandemia
30
jul-20

Gestantes: psicóloga do HNSC explica como cuidar da saúde mental e garantir uma gravidez tranquila durante a pandemia

 

O novo normal vivido diante da pandemia de covid-19 tem exigido de todos uma adaptação à realidade imposta pelo vírus. Não está sendo fácil para ninguém, pois além de conviver com as incertezas do futuro e o medo de contaminação, também estamos lidando com o distanciamento social, medida drástica tomada pelas autoridades, mas eficaz se tratando de prevenção à disseminação do coronavírus.

Essas medidas causam impactos nas relações sociais, na convivência familiar e consequentemente na saúde mental das pessoas, e requer uma atenção especial a um público grande, de muitas peculiaridades: as gestantes. Essa fase na vida da mulher é marcada por diversas mudanças, sejam elas de cunho biológico, psicológico e social.

A partir da gravidez ocorrem alterações significativas com relação a rotina não só da mulher, mas também do casal. “O período de gestação gera insegurança, mesmo havendo o desejo de se tornar mãe. Culturalmente a palavra mãe está associada ao cuidado e proteção, deste modo a mulher sente-se responsável pela segurança daquela criança antes mesmo do seu nascimento. O fato de se sentir responsável por uma outra vida gera dúvidas e medo. Não podemos nos esquecer que todos os sentimentos advindos da descoberta da gestação ganha um aumento significativo por conta do cenário atual.”, afirma Júlia Fiuza, psicóloga do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

 

Como as gestantes podem se “desvencilhar” da pandemia?

É normal que a preocupação com o novo nos assuste e, no caso de gestantes, o sentimento de medo é ainda mais intenso. Precisar ficar distante dos amigos e de familiares pode influenciar consideravelmente no aumento do stress e também nas relações dentro de casa. “Deste modo é aconselhável que se crie uma nova rotina para amenizar os impactos que a pandemia vem trazendo, descobrir novos hobbies é uma forma de autocuidado e pode ajudar na reorganização do dia a dia.”, diz a psicóloga Júlia.

Neste contexto, a tecnologia pode ser uma grande aliada das gestantes, desde que usada de uma maneira correta e que seja benéfica para mulher. Através das plataformas digitais é possível se comunicar com os amigos e familiares mesmo estando fisicamente longe. Talvez não seja a melhor forma de se comunicar, mas ajuda a matar a saudade e proporciona outro boas sensações.

Júlia Fiuza chama atenção, ainda, para o papel dos companheiros para ajudar a futura mamãe e superar os seus desafios. “Vale ressaltar que, não somente a mulher em seu período de gestação deve se adaptar ao novo cenário e criar uma nova rotina, assim como seu companheiro precisa acompanhá-la nesta nova fase. Se sentir acolhida pelo seu núcleo familiar pode ajudar a vivenciar este momento de um jeito mais tranquilo, diminuindo suas preocupações e podendo, assim, compartilhar seus sentimentos com pessoas próximas.”, explica a psicóloga do HNSC.

 

Busque acompanhamento profissional

Mesmo com o apoio da família e amigos, não deixe de recorrer aos profissionais da saúde. Conversar com um médico irá ajudar a tirar dúvidas em relação a gestação e aos medos que permeiam mediante o momento de pandemia. Além disso, é importante, também, ressaltar o trabalho de psicólogos, que ajudam a enfrentar este momento turbulento. Atualmente, muitos psicólogos aderiram aos atendimentos online e, se sentir a necessidade de ter um acompanhamento psicológico, procure um profissional.

Fonte: Pixabay

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.