Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Agosto Dourado incentiva o aleitamento e a doação de leite materno no Brasil
21
ago-23

Agosto Dourado incentiva o aleitamento e a doação de leite materno no Brasil

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo nas mães que tiveram casos confirmados de Covid-19.

Posto de Coleta do HNSC

Mulheres que queiram doar o leite e ajudar aquelas mães que não podem ou não conseguem amamentar, podem entrar em contato com a Maternidade do HNSC. A doação é importante e ajuda diversos bebês em Pará de Minas e cidades da região. Para a mulher doar, precisa ser saudável, não fumar, beber ou usar medicamentos, não ter contraído hepatite, aids ou sífilis. Todo leite passa por rigorosos exames para evitar contaminação.

Em Minas Gerais há 14 bancos de leite e 30 postos de coleta, sendo um deles o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Para mais informações, as interessadas podem procurar a maternidade, cuja portaria fica na rua Benedito Valadares. Ou ligar para o (37) 3233-5400

Doações no país – O Brasil conta com 222 bancos de leite materno e 220 pontos de coleta. Em 2020, foram doados 229 mil litros de leite materno por 182 mil mulheres. Esses números marcaram um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. Em 2021, até junho, foram doados 111,4 mil litros. Mas esse quantitativo de doações representa apenas 64% do que seria necessário para atender à demanda.

Agosto Dourado – O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

 

Fontes: Agência Brasil, Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.