Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Treinamento sobre higiene oral é realizado no HNSC
22
mar-23

Treinamento sobre higiene oral é realizado no HNSC

Para marcar o Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, o Hospital Nossa Senhora da Conceição promoveu um treinamento sobre a importância da “Higiene Oral em Pacientes Hospitalizados”. A dentista Ana Regina dos Reis abordou temas como os cuidados da higiene bucal, a importância e a atenção necessárias à higiene oral, cuidados orais em pacientes críticos e demais aspectos da saúde bucal.

Desde pequenos aprendemos a importância da boa escovação e da higiene oral, e carregamos estes ensinamentos por toda a vida. A boca possui milhares de bactérias que podem causar infecções e desencadear sérios problemas de saúde em todo o organismo, inclusive no coração. Por isso, pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e aqueles que fazem parte de grupos de risco, precisam de uma atenção ainda maior com a boca.

A importância do tratamento oral em pacientes internados

A cavidade bucal é uma das principais portas de entrada de vírus, bactérias e outros microrganismos no corpo humano. De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem, da USP Ribeirão Preto, foi comprovado que a adequada higiene bucal associada ao tratamento odontológico de pacientes internados em UTI pode reduzir o risco de morte durante a hospitalização. De acordo com a pesquisa, a higiene bucal adequada associada ao tratamento odontológico dos pacientes internados reduziu em 21,4% o risco de morte.

Entre os procedimentos realizados pelos dentistas estão higiene da cavidade bucal dos pacientes, tratamento de doenças periodontais, restaurações provisórias de cárie e extração de dentes sem condições de serem restaurados e que apresentassem risco ao paciente.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.