Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue
24
nov-20

Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

 

De 23 a 28 de novembro comemora-se a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Dentro da semana, no dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data é uma forma especial de agradecer aos doadores de sangue pela ação e busca também destacar a importância do ato.

O evento ganhou um novo formato neste ano, em razão da pandemia do covid-19. “Está sendo um desafio, ficamos tristes por não poder promover os mesmos eventos dos anos anteriores, mas não poderíamos deixar de incentivar e agradecer nossos doadores. Serão poucos eventos, mas com grande significado para nós”, conta Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição.

A programação do Banco de Sangue do HNSC começou na segunda, com uma viagem ao Hemocentro de Divinópolis. Na quarta-feira, uma coletiva com doadores do HNSC está agendada. Para encerrar a semana será feita uma Ação Solidária para captar doadores e conscientizar sobre a importância do ato.

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, como a redução de doações e de senhas, Fabíola destaca que ainda assim os doadores do HNSC compareceram e seguem apoiando e atendendo aos chamados do Banco de Sangue.

 

Ação Solidária na cidade acontece neste sábado

O Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a Cuidar Assistência e da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizará uma ação solidária para captação de doadores de sangue no município.

O objetivo da mobilização é promover o cadastramento de doadores para o Banco de Sangue do HNSC, diante do baixo estoque registrado neste ano. Além do trabalho de conscientização, quem passar pelo local poderá agendar sua doação de sangue, aferir a pressão arterial e realizar o teste de glicemia.

A Ação Solidária é gratuita e está marcada para o próximo sábado, dia 28, das 9 às 13 horas, na Praça Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, em frente ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.

 

Veja: Banco de Sangue do HNSC convoca doadores

 

A Semana do Doador de Sangue

A Semana do Doador Voluntário de Sangue busca destacar a importância do gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

No Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25), o Cristo Redentor, monumento escolhido para simbolizar a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, realizada pelos Hemocentros de todo país, receberá uma bolsa de sangue e será iluminado na cor vermelha, representando todos os hemocentros participantes que lutam diariamente para manter seus estoques em níveis adequados.

 

Confira:  Ser um doador de sangue do HNSC agora está mais fácil

 

Quem pode doar

A doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador e de quem receberá a doação. Fique atento às regras básicas:

Alimentação: o candidato não poderá estar em jejum. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas;

Documentos: é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura. Podem ser apresentados documentos digitais, desde que tenham assinatura para conferência;

Estado geral: O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Idade: Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

Peso: mínimo de 50 kg. O peso será verificado no momento da doação e será descontado 1 kg referente ao peso da roupa.

Alguns impedimentos temporários são: febre e/ou resfriado; gravidez; tatuagem, maquiagem definitiva e micro pigmentação de sobrancelha; cirurgias e procedimentos médicos, incluindo estéticos, dentre outros. Demais restrições podem ser consultadas neste link.

Todas as dúvidas sobre doação e agendamento também podem ser respondidas pelo telefone (37) 3233-5461 ou pelas redes sociais do HNSC (@hnscpm) e do Banco de Sangue (@bancodesanguehnsc).

 

Com informações do Hemominas

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.