Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Saúde ocular: o que você precisa saber para melhorar a sua
10
jul-22

Saúde ocular: o que você precisa saber para melhorar a sua

 

O mês de julho reserva uma data especial para o debate e conscientização sobre a saúde dos olhos. Neste dia 10 de julho é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular, que serve como um alerta à população e profissionais de saúde para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.

Estima-se que, no Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de distúrbio da visão. No país, o número de cegos é superior à 1 milhão, dos quais cerca de 60% são casos evitáveis e/ou tratáveis.

Pesquisas indicam também que 34% dos brasileiros nunca foram a uma consulta com um médico especialista em saúde ocular, o oftalmologista. Outro dado preocupante é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após se queixar de se queixar de algum problema na visão.

Principais doenças

As duas principais causas de cegueira no mundo são catarata e glaucoma. A Catarata é reconhecida pela alteração de cor da pupila, que pode variar entre o cinza e o branco. Acarreta a perda gradativa da acuidade visual, porém sem dor. Ela deve ser tratada por meio de cirurgia pelo médico oftalmologista. Já o glaucoma é o aumento da pressão intraocular e também deve ser diagnosticada e tratada pelo oftalmologista.

Além dessas doenças, também se destacam conjuntivite aguda bacteriana, conjuntivite aguda viral e tracoma.

Prevenção para os olhos

É importante tomar medias preventivas para evitar o diagnóstico de doenças oculares. Entre as dicas orientadas por oftalmologistas estão:

  • evitar coçar os olhos;
  • cuidados com a maquiagem: remover os produtos de beleza dos olhos antes de dormir;
  • não usar produtos fora do prazo de validade, de outra pessoa, antialérgicos e sem conservantes; 
  • verificar regularmente o nível de glicose no sangue para evitar problemas oculares provocados pela diabetes;
  • ao menos uma vez por dia, higienizar a área em volta dos olhos, como pálpebras, cílios e cantos, para remover impurezas e secreções secas evita coceira, irritação ou até conjuntivite;
  • piscar com mais frequência e fazendo pausas repetidas lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos, descansa a vista e auxilia no combate à chamada síndrome da visão de computador;

Caso você apresente alguma irritação ou coloração diferente nos olhos, a recomendação é procurar imediatamente um especialista em saúde ocular.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.