Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Queimaduras: atividades do dia a dia são as que causam mais vítimas
20
jun-22

Queimaduras: atividades do dia a dia são as que causam mais vítimas

Os números dão a dimensão do problema: a cada ano, quase 2 milhões de pessoas são vítimas de acidentes envolvendo queimaduras no país. Desse total, mais de 100 mil dão entrada em hospitais devido à gravidade das lesões e, desse montante, 2,5 mil morrem por causa direta ou indireta das lesões.

E a maior parte de acidentes com queimaduras acontece em casa, tendo as crianças de até 10 anos como as vítimas em 44% dos casos. Por isso, é fundamental que os pais ou responsáveis estejam sempre atentos para evitar acidentes. Se a queimadura alcança 10% do corpo da criança, ela corre sério risco.

No caso dos adultos, quando a área corporal atingida é maior que 15%, o risco é semelhante. Cozinhar, passar roupas, dar banho em recém-nascido e, eventualmente, acender churrasqueira, para citar apenas alguns exemplos, pode representar perigo quando não são observados cuidados simples e imprescindíveis.

A prevenção, através de medidas simples, é a melhor forma de diminuir sua ocorrência.

Cuidados fundamentais

  • No fogão, coloque as panelas com os cabos voltados para dentro. Se for líquido aquecido, óleo ou água, use as bocas traseiras. Não permita que as crianças fiquem na cozinha quando o forno estiver ligado.
  • Ao coar café, use equipamentos adequados. Os coadores devem ser posicionados de forma que fiquem estáveis para não tombarem ou caírem quando o café for coado.
  • Não tome líquidos quentes (sopa, café etc.) com uma criança no colo, ela pode puxar o prato ou a xícara. Não deixe toalha na mesa com recipientes que contenham líquidos quentes, porque a criança pode puxar as laterais pendentes e o líquido cair sobre ela.
  • Ao usar banheira ou bacia para o banho do bebê, coloque primeiro a água fria e depois acrescente a quente aos poucos. Verifique a temperatura com o dorso da mão antes de iniciar o banho. A pele dessa região é mais sensível e você terá um bom parâmetro para adequar a temperatura.
  • Coloque o ferro de passar roupas para esfriar longe do alcance da criança, assim como a chapinha de cabelo. Além disso, os cabos não devem ficar aparentes sobre a mesa ou outra superfície ao alcance da criança.
  • Não utilize álcool líquido. No caso de usar a versão em gel, não o faça dentro de casa, nem próximo ao fogo, e aguarde secar completamente.
  • Nunca acenda a churrasqueira com álcool, nem deixe álcool perto de chamas ou brasas.
  • Use protetores em todas as tomadas se você tem criança em casa. Se não for possível comprar o dispositivo, use fita isolante para evitar que a criança introduza os dedos.

Primeiros socorros

  • No caso de se acidentar com líquido inflamável, se a parte atingida estiver pegando fogo abafe com um tecido ou toalha molhados. Para resfriar e interromper a queimadura, lave o local atingido com água corrente por alguns minutos. Em nenhuma hipótese, coloque gelo no local, porque ele também causa queimadura pelo frio.
  • Não force para retirar a parte da roupa aderida à queimadura; a equipe médica fará a retirada de maneira adequada. Também não passe pasta de dente ou pomada no local. Ao chegar ao hospital, esses produtos serão retirados e vão causar incômodo.
  • Após essas primeiras providências, procure, imediatamente, atendimento de urgência. Em qualquer circunstância, não toque a queimadura com as mãos, não fure as bolhas, nem retire corpos estranhos. Até chegar ao hospital, somente umedeça o local queimado com toalha molhada.

Texto: Saúde MG

 

*Imagem: Atadura foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.