Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Projeto desenvolvido no HNSC busca conscientizar sobre dieta correta do paciente
29
set-20

Projeto desenvolvido no HNSC busca conscientizar sobre dieta correta do paciente

 

A alimentação é uma das atividades mais importantes do ser humano. E no ambiente hospitalar, ela recebe ainda mais atenção e cuidado. Todas as dietas são individualmente pensadas e calculadas de acordo com a necessidade de cada paciente, já que eles podem enfrentar diversas restrições neste processo.

No Hospital Nossa Senhora da Conceição, quem trabalha para atender as necessidades nutricionais de acordo com as recomendações médicas são os nutricionistas clínicos e de produção. “É o nutricionista que cuida da alimentação e de todo processo de produção de alimentos (preparo, higiene, distribuição) e elaboração de cardápios até o atendimento aos pacientes, triagem, monitoramento do estado nutricional e o cuidado personalizado, com atuação em uma equipe multidisciplinar”, conta a nutricionista de produção Sara Araújo, responsável pela cozinha do HNSC.

Seja no período de internação, ou quando o paciente recebe alta, é de se esperar que surjam dúvidas quanto à alimentação prescrita no processo de recuperação. Foi pensando nisso, que as estagiárias de nutrição Sabrina Costa e Maria Fernanda Menezes, sob supervisão da nutricionista Sara Araújo, desenvolveram o projeto “Seja Consciente Respeite a Dieta do Paciente”.

O projeto busca reforçar a importância de seguir a alimentação correta, tanto no Hospital, quanto no ambiente familiar. “Não é de hoje que as trocas de dietas especiais e as dietas extra-hospitalares vem preocupando a equipe de saúde do Hospital. A ideia do projeto surgiu para reforçar e conscientizar os pacientes nos leitos do hospital sobre a importância de seguir a dieta específica de cada um”, explicam as estudantes.

 

Seja Consciente: Respeite a dieta do paciente

O apetite, o olfato e o paladar podem ser afetados pela doença e pelo tratamento. Por isso, um incentivo para seguir a dieta corretamente pode ser necessário, garantindo assim, que haja um equilíbrio entre a ingestão e a necessidade de nutrientes, respeitando o processo de recuperação, que é um momento mais delicado e pouco ativo.

Os acompanhantes também são o foco do projeto, já que por vezes eles querem agradar o paciente internado, fornecendo algum alimento fora do que foi indicado, ou trocando de refeição com ele. “A família tem um papel fundamental na alimentação correta, pois além da recuperação do paciente, são eles que estão sendo responsáveis por orientar e dar em mãos o que o paciente necessita, afinal eles não estão ali somente para fazer uma companhia ao doente, mas também para ajudar na recuperação e monitorar quando a equipe de saúde não está presente”, reforçam as estudantes Maria Fernanda e Sabrina Costa.

Os folders com as informações foram impressos e distribuídos em todos os setores do HNSC (à exceção da ala reservada para covid-19 e CTI), e também nas salas de espera e de internação. No dia de distribuição, também foi realizado um trabalho de conscientização com os pacientes que estavam internados no momento.

 

Fique atento

. Dieta livre: O paciente não possui complicações que exijam restrições de nutrientes ou alimentos.

. Branda: Indicada para pacientes que precisam que o alimento seja mais fácil de mastigar, engolir e digerir.

. Pastosa: Indicada para pacientes com dificuldade de engolir e mastigar os alimentos, além de permitir o repouso intestinal.

. Líquida: Pacientes que necessitam de hidratação e possuem problemas de mastigação, disfagia e que estão se preparando para exames ou em pós operatório.

. Espessante: Indicada para pacientes com risco de aspiração.

Lembre-se: Trocar alimentos das refeições, ou fornecer outros que estão fora da dieta do paciente pode causar complicações, ou mesmo ter consequências fatais.

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.