Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Mitos e verdades sobre a Tuberculose
24
mar-23

Mitos e verdades sobre a Tuberculose

A data de 24 de março marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para homenagear os 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Abaixo, listamos alguns mitos e verdades sobre a doença:

01) Tuberculose é uma doença do passado?

MITO. A tuberculose é a doença infecciosa com maior número de mortes de jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS. No Brasil são notificados aproximadamente 67 mil casos novos por ano, e destes 4,5 mil acabam morrendo em decorrência da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose é a doença infecciosa com maior número de mortes de jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS

02) A tuberculose tem cura?

VERDADE. Oferecido apenas na rede SUS, o tratamento é gratuito, tendo duração de no mínimo seis meses, com tomada diária de medicamento. É comum que após as primeiras semanas de tratamento, o paciente observe melhora total dos sinais e sintomas. No entanto, isto não quer dizer que a doença está curada. Para obter a cura é necessário completar todo o tratamento (Saúde MG).

03) A tuberculose pode atingir outros órgãos além do pulmão?

VERDADE. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas que vivem com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. (Ministério da Saúde).

04) Todas as pessoas que se infectam por tuberculose adoecem?

MITO. Estima-se que 10% das pessoas que se infectam com o bacilo da tuberculose desenvolvam a doença (5% nos primeiros dois anos após a infecção e 5% tardiamente) (Saúde MG).

05) A tuberculose se transmite pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos?

MITO. A tuberculose é uma doença transmitida de pessoa a pessoa a partir da inalação de partículas muito pequenas (aerossóis) eliminadas por pessoas com tuberculose ativa. Somente pessoas com tuberculose ativa pulmonar ou laríngea transmitem a doença e, em geral, após 15 dias de tratamento adequado elas já não são mais capazes de infectar outras pessoas (Saúde MG).

06) Pacientes infectados não transmitem a doença a outras pessoas?

MITO. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional (Ministério da Saúde).

7) Existem grupos populacionais com maior risco para o adoecimento por tuberculose?

VERDADE. Pessoas vivendo com HIV/aids, privados de liberdade (população presa), pessoas em situação de rua e indígenas apresentam maior risco de adoecimento por tuberculose, devido às condições de saúde e de vida a que estão expostos. Nesses grupos, a suspeita de tuberculose deve ser feita com tempo de tosse menor, a saber: duas semanas ou mais para pessoas vivendo com HIV/aids, indígenas, privados de liberdade e independentemente do tempo de tosse para pessoas em situação de rua (Saúde MG).

 

Quais são os sintomas da tuberculose?

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

  • Febre vespertina
  • Sudorese noturna
  • Emagrecimento
  • Cansaço/fadiga

IMPORTANTE: caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Prevenção e tratamento

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde, Saúde MG

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.