Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dia D de Vacinação Contra Gripe e Sarampo é neste sábado
28
abr-22

Dia D de Vacinação Contra Gripe e Sarampo é neste sábado

No próximo sábado, dia 30 de abril, todas as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) estarão abertas das 7 às 16 horas, para a ação especial.

A vacina contra a gripe será aplicada em idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Já a vacina contra o sarampo será disponibilizada a trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Gripe

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

À medida que vencemos a covid-19, com diminuição dos números da doença em todo o Brasil, cresce a flexibilização das restrições trazidas pela pandemia, o que aumenta a circulação de outros vírus respiratórios, como a influenza.

Com a possiblidade de circulação dos dois vírus, influenza e covid-19, é hora de ter atenção redobrada com as pessoas mais vulneráveis a essas doenças. A vacina vai reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A vacinação contra o sarampo permitirá interromper a circulação do vírus no país, minimizando a carga da doença e protegendo a população, em especial as nossas crianças, que são mais vulneráveis, e os trabalhadores da saúde, considerando o risco de adoecimento e maior exposição ao vírus.

Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada nestes dois grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.

 

Fonte: Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.