Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Conscientização sobre a Segurança do Paciente acontece no HNSC
17
set-21

Conscientização sobre a Segurança do Paciente acontece no HNSC

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O propósito da data é mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas e demais áreas e setores da saúde para defender a segurança do paciente.

Para conscientizar os colaboradores do Hospital Nossa Senhora da Conceição, e também seus pacientes, integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e uma equipe da Fapam, organizados pela enfermeira e coordenadora do Setor de CCIH, Carla Cortez, fizeram uma ação na última quarta-feira (15).

O grupo percorreu os corredores e setores da Instituição reproduzindo uma paródia com as “6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente” (abaixo), distribuindo mensagens sobre o tema e também pipoca e doces, adquiridos em parceria com o médico Marcelo Saldanha. Para Carla, a ação foi uma oportunidade de “reforçar mensagens importantes sobre a segurança do paciente nesta semana comemorativa”, explica.

A ação foi muito elogiada pelos demais coordenadores do HNSC e também pelos colaboradores.

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

O HNSC implementa em sua rotina as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente que foram estabelecidas pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). São elas:

  • Identificar o paciente corretamente
  • Melhorar a eficácia da comunicação
  • Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância
  • Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto
  • Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde
  • Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas

O objetivo dessas metas é promover melhorias específicas na segurança do paciente por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas.

No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529/2.013, com o objetivo geral de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, públicos ou privados, de acordo com a prioridade dada à segurança do paciente na agenda política dos estados-membros da OMS.

Como melhorar a segurança do paciente?

Se você é um paciente:

  • Envolva-se ativamente no seu próprio cuidado;
  • É bom fazer perguntas! Cuidados de saúde seguros começam com uma boa comunicação;
  • Certifique-se de fornecer informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico de saúde.

Se você é um profissional de saúde ou líder de serviços de saúde:

  • Envolva os pacientes como parceiros em seus próprios cuidados;
  • Trabalhem juntos pela segurança do paciente;
  • Garanta o desenvolvimento profissional contínuo para melhorar suas habilidades e conhecimentos em segurança do paciente;
  • Crie uma cultura de segurança aberta e transparente.

Fonte: Ministério da Saúde

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.