Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

5 sintomas de problemas na tireoide
25
maio-22

5 sintomas de problemas na tireoide

A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e os hormônios produzidos pela tireoide – T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) – agem na função de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins.

A glândula interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional, garantindo o equilíbrio do organismo.

Quando se produz menos:

Então, quando a tireoide não está funcionando normalmente, ela pode produzir mais ou menos hormônio. Diante disto, pode-se afirmar que quando a produção é insuficiente, temos o hipotireoidismo, e todo o organismo começa a funcionar lentamente: coração mais devagar, metabolismo mais lento, aumento de peso, constipação intestinal, pele seca, sonolência, falta de concentração e memória, cansaço e às vezes depressão, a fora outras alterações.

Já quando se produz mais:

Quando a produção de hormônio se encontra aumentada, se instala o hipertireoidismo, e todo o organismo se torna mais acelerado, como o coração que aumenta o número de batimentos podendo apresentar arritmias graves, aumento do número de defecações, pele úmida, muito calor e suor, irritabilidade, mau humor, insônia, tremores, sente-se muito forte ao mesmo tempo cansado, perde peso e dependendo do fator causal pode demonstrar um aumento dos olhos (exoftalmia), a fora, outras alterações.

Todavia, tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo podem causar aumento do volume da tireoide, o que se denomina de bócio.

Sinais para ficar atento

Alguns sintomas merecem maior atenção e podem indicar uma alteração no funcionamento da tireoide:

1) Aumento ou perda de peso

2) Sonolência, cansaço e dores musculares

3) Mudanças de humor

4) Dificuldade de concentração e esquecimento

5) Queda de cabelo e pele seca

Caso haja queixas de sintomas compatíveis com a hipo ou hipertireoidismo, é indicado procurar um médico endocrinologista, para que seja feita uma avaliação clínica e solicitação de exames para chegar a um diagnóstico.

É importante destacar que apenas um sintoma não é indicativo de alteração na tireoide. Tanto o hipo quanto o hipertireoidismo têm tratamento com medicamentos que, na maioria dos casos, revertem os sintomas apresentados.

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.