Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Realização histórica no HNSC: Cirurgia Endoscópica dos Seios da Face
29
fev-24

Realização histórica no HNSC: Cirurgia Endoscópica dos Seios da Face

Após anos de preparação e dedicação incansável, o otorrinolaringologista Jayson Peixoto e a equipe cirúrgica do Hospital Nossa Senhora da Conceição alcançaram um feito inédito: a realização de uma cirurgia nasal totalmente computadorizada em nossa Instituição. Em 7 de fevereiro, o Dr. Peixoto liderou a intervenção endoscópica dos seios da face em um paciente de 32 anos, conhecida como “cirurgia para sinusite”.

Este procedimento é realizado nos grandes centros de saúde do Brasil, e o médico quis trazê-lo para fechar um ciclo de melhorias na área de Otorrinolaringologia do Hospital. “Hoje nós já realizamos mais cirurgias pelo SUS na área de Otorrino do que todo o Centro-Oeste mineiro. Fico muito feliz pois este sonho só se concretizou porque todos abraçaram e apoiaram a ideia”, diz Peixoto.

O médico frisa a importância de empresários e demais pessoas interessadas continuem ajudando o HNSC. “Nós precisamos de ajuda financeira e material para continuarmos crescendo. Quase 80% dos atendimentos do Hospital são do SUS. Apesar de termos repasses do governo e da Secretaria de Saúde, por meio da Prefeitura, nem sempre é suficiente. Quanto mais voluntários, melhor para continuarmos salvando vidas”, finaliza. 

A enfermeira responsável pela coordenação do Centro Cirúrgico do HNSC, Karen Campos, celebra esta conquista. “É um imenso prazer estar nesta caminhada junto ao doutor Peixoto. Uma pessoa falar que bebeu um suco de maracujá e sentiu o gosto pela primeira vez, ou que sentiu o perfume de um morango, por exemplo, é satisfatório”.

O Provedor do Hospital, Maurício Jardim, agradeceu o empenho do médico. “Cada vez mais o HNSC é reconhecido em Minas Gerais e no Brasil e outras portas se abrirão para nosso Hospital, com novos procedimentos cirúrgicos”. Toda a aparelhagem, medicação e preparos das demais equipes responsáveis pela realização da cirurgia endoscópica foram adquiridos e fornecidos pela Instituição.

O procedimento – A nitidez visual proporcionada pela videoendoscopia permite uma precisão sem precedentes durante a intervenção cirúrgica. Isso contrasta com os métodos anteriores, onde a cirurgia era realizada "através dos olhos", limitando a visão e, consequentemente, a precisão. Além disso, a nova técnica reduz o tempo de cirurgia, minimizando o desconforto para o paciente e acelerando o processo de recuperação.

Um dos aspectos mais importantes é a redução do risco de complicações, como sangramentos, que eram mais comuns nos procedimentos anteriores. A precisão extrema garantida pela videoendoscopia não apenas melhora os resultados da cirurgia, mas também proporciona uma experiência mais segura para o paciente.

A agenda de Doutor Peixoto já está cheia para este mês de março e as novas marcações cirúrgicas serão feitas a partir de abril.

Resultados positivos – Em 2022, o HNSC liderou o ranking dos hospitais do Centro-Oeste mineiro e ficou à frente de grandes casas de saúde de Belo Horizonte. A expectativa é que o número destes procedimentos cresça cada vez mais na Instituição.

Esses marcos representam avanços significativos para o HNSC e o seu corpo clínico, enchendo de orgulho não apenas a Diretoria, mas todos os nossos colaboradores.

 

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.