Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Saiba a maneira correta de descartar materiais perfurocortantes
16
ago-22

Saiba a maneira correta de descartar materiais perfurocortantes

Chamamos de objetos perfurocortantes seringas, agulhas, lâminas de barbear, ampolas de vidro, brocas, escalpes, ampolas, vidros de um modo geral ou, qualquer material pontiagudo ou que contenha fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes. Os ferimentos com estes objetos perfurocortantes, como agulhas, são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de 20 tipos de doenças diferentes, como HIV e as hepatites B e C.

No Brasil, cerca de 120 mil toneladas de lixo urbano são geradas por dia, sendo que 1% a 3% dessa quantidade é produzida nos estabelecimentos de saúde. Desse total, entre 10% a 25% representam risco à saúde. Com a destinação correta do resíduo é possível também reduzir a possibilidade de contaminação do lixo comum.

Como descartar

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA - RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, os resíduos do grupo E devem ser descartados separadamente, em recipientes de paredes rígidas, como francos de amaciante, por exemplo. Estes recipientes devem ser resistentes à ruptura e vazamento, além de estarem tampados e devidamente identificados da inscrição de “PERFUROCORTANTE”.

É expressamente proibido o esvaziamento desses recipientes para o seu reaproveitamento. As agulhas descartáveis devem ser desprezadas junto com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a sua retirada manualmente.

O descarte dos materiais perfurocortantes e contaminados utilizados no tratamento domiciliar do diabetes, como seringas, agulhas, lancetas, tiras de glicemia, devem ser descartados em coletores ou recipientes específicos. O descarte inadequado, como no lixo doméstico comum, pode contaminar o meio ambiente e ferir os profissionais responsáveis pela coleta do lixo.

É importante também tomar alguns cuidados, como:

  • Manter o recipiente de descarte em local seguro, longe do alcance de crianças e animais;
  • Nunca descartar seringas, agulhas e lancetas no lixo comum ou em lixo reciclável;
  • Nunca jogar o material no vaso sanitário;
  • Quando o coletor ou o recipiente estiverem quase cheios (2/3 da sua capacidade total), recomenda-se fechá-lo.

Seguindo estas dicas você ajuda a manter em segurança os coletores e o meio ambiente.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.