Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Desacelere! Dicas para diminuir o estresse
23
set-22

Desacelere! Dicas para diminuir o estresse

 

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Estresse, uma data que serve como lembrete para autoanálise sobre como lidamos com situações do nosso cotidiano que podem refletir em nosso corpo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse é o mal do século e atinge cerca de 90% da população mundial. Aqui no Brasil, 70% da população sofre com estresse. Deste número, 30% chegam a ter níveis elevados de estresse, como a Síndrome de Burnout.

Classificada como um distúrbio psíquico, a síndrome foi diagnosticada pela primeira vez na década de 1970 pelo médico americano Freudenberger. Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocados pelo esgotamento profissional, especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso, como na área da saúde, por exemplo.

Mas, mesmo em sua forma mais branda, o estresse pode e deve ser controlado, pois ele traz consequências para o cotidiano e pode comprometer o funcionamento do corpo.

 

O que é o estresse

Estresse não é necessariamente algo ruim. É uma resposta natural do organismo a um estímulo. Por exemplo, quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça, o corpo entra em estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais – elevação da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, sudorese.  A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.

O problema surge quando nosso corpo entra em estado de estresse em situações inadequadas e por tempo prolongado.

 

Sinais do estresse

O corpo dá dicas de que algo não está certo e reage de diversas maneiras, basta estar atento. Entre os principais sinais de estresse, que podem ser de natureza física e/ou mental, destacamos:

. Falta de concentração;

. Pensamentos distantes e conturbados;

. Sentimento de impotência diante de situações simples

. Dificuldade para dormir;

. Tensão muscular;

. Dor de cabeça ou de estômago;

. Queda de cabelo em excesso;

. Alergias e erupções na pele;

. Imunidade baixa;

. Sensação de falta de energia física, desgaste.

 

Causas

Fatores estressantes podem ser de ordem interna ou externa:

. Internos: aqui estão mais ligados às características de personalidade, como pressa, perfeccionismo, querer fazer tudo sozinho e ao mesmo tempo;

. Externos: relacionados ao ambiente. Mudanças, sejam elas de casa, cidade, emprego, no relacionamento, financeira, ou mesmo as positivas. Tudo que exija um tempo de adaptação, pode causar estresse. Também há as mais brandas como trânsito ou pequenos desentendimentos.

Os fatores vão ser tão estressantes quanto o peso que cada um coloca sobre eles. Às vezes um pequeno estresse no trabalho pode desencadear algo muito maior e se alongar por mais tempo do que deveria, alterando o sono e provocando dores de estômago, por exemplo. Por isso é tão importante a autoanálise, estar consciente do que afeta a mente e qual a resposta do organismo aos estímulos.

 

5 dicas de como lidar com estresse

Algumas mudanças de hábitos simples podem melhorar a qualidade do seu dia. O HNSC listou algumas dicas para ajudar a lidar com o estresse.

 

. Pratique exercícios

É importante encaixar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos na rotina diária. Faz bem para o corpo e também para a mente. Comece com caminhadas e corridas ao ar livre, ande de bicicleta, ou faça exercícios em uma academia. O importante é movimentar o corpo.

Além de exercícios físicos, faça exercícios de respiração. Eles ajudam a relaxar e são super simples de serem encaixados na rotina. Bloqueie uma das narinas, inspire pela outra por quatro segundos, deixe o ar em seus pulmões por mais quatro segundos, inspire em quatro segundos, deixe seu pulmão vazio por mais quatro segundos, repita este exercício por três minutos.

 

. Coma alimentos certos

Uma alimentação balanceada, com as doses certas de cada nutriente, podem fazer maravilhas para o nosso corpo. A forma como lidamos com a alimentação repercute em nosso estado geral de saúde. Sempre que possível dê preferência a alimentos de verdade (aqueles que são nada ou minimamente processados), invista em verduras, legumes, frutas, alimentos com alto teor de fibra e ricos em vitaminas e sais minerais. Não se esqueça: Beba bastante água.

 

. Tenha tempo para lazer, tempo para trabalhar e para descansar: defina limites

Saiba definir suas prioridades, isso evita a sobrecarga de trabalho, estudo e atividades e ajuda a controlar o estresse, dando maior controle sobre sua vida. Dizer “não” é necessário em algumas situações. Se não estabelecermos o nosso limite, o corpo fará isso.

 

. Desconecte-se

Celular, redes sociais, jogos eletrônicos, televisão... toda essa tecnologia pode ser vista como uma aliada do dia a dia, afinal, usamos as redes sociais para nos comunicar com pessoas queridas, e o celular é onde listamos todos os nossos compromissos. Porém é importante separar um tempo longe de eletrônicos e fazer um detox das redes sociais.

Nesse período, busque fazer alguma atividade ao ar livre, descansar, ler um livro, ou utilize esse tempo até mesmo para “fazer nada”.

 

. Busque ajuda profissional

Conversar com amigos e familiares é importante, mas buscar ajuda profissional é imprescindível em situações que exigem cuidado médico. Expor os sentimentos sem ser julgado é essencial para manter uma boa saúde mental e lidar melhor com o estresse.

 

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.