Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Governo renova por 30 dias habilitação de leitos de CTI para covid-19
10
dez-20

Governo renova por 30 dias habilitação de leitos de CTI para covid-19

 

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), prorrogou por 30 dias a habilitação dos leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) destinados à pacientes com covid-19. A decisão foi anunciada neste mês.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição teve 10 leitos de CTI renovados por este período, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, levando em consideração a situação de emergência decorrente da pandemia. Com isso, o HNSC conta, atualmente, com 20 leitos habilitados, 10 deles exclusivos para covid-19.

Desativação e nova destinação dos leitos

Em novembro, o Governo Federal suspendeu a habilitação de 10 leitos de CTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição e também de outros hospitais da macrorregião, voltados exclusivamente para pacientes de covid-19. Desde a segunda quinzena de novembro, já estão sendo mantidos 10 leitos de CTI de destinação exclusiva, e não mais os 20 anteriores.

Os leitos desabilitados não causaram perdas no atendimento da população que recorre ao HNSC. Isso porque eles haviam sido montados em leitos de enfermaria e voltaram a cumprir a função antiga. Dessa forma, o espaço já está sendo ocupado por pacientes da enfermaria cirúrgica do SUS.

Já os outros 10 que seguem abertos e destinados à covid-19, fruto da obra de adequação do antigo CTI da Instituição, terão sua habilitação solicitada ao Ministério da Saúde, para funcionarem como CTI geral. Desta forma, o HNSC poderá contar com 20 leitos e não apenas os 10 de hoje. “Será um ganho enorme para a Instituição, pois abrir um leito de CTI é muito dispendioso. Além da alta manutenção, montar o leito é muito caro. Comprar respirador, monitor, todo equipamento de CTI tem um custo elevado. O HNSC jamais teria condições de fazer isso, neste momento, se não fosse vindo da parceria com o Ministério Público Federal”, explica o diretor administrativo do HNSC, Clelton Pacheco.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.