Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Ambulatório

O ambulatório do HNSC é destinado ao atendimento de urgência e emergência, sendo referência para oito cidades da Regional de Saúde. O setor dispõe de uma sala totalmente equipada para urgência e emergência, com equipamentos que ajudam a manter e estabilizar a vida de pacientes que necessitam aguardar por cuidados intensivos. O médico responsável técnico pelo Ambulatório é o Doutor Kassen Roberto Souki Izolani.

Centro de Terapia Intensiva (CTI)

O Centro de Terapia Intensiva (CTI) é o local onde são realizados os atendimentos intensivos de pacientes avaliados com casos graves ou que acabaram de passar por uma cirurgia e precisam de acompanhamento constante. Recentemente, o HNSC ampliou o espaço e o número de leitos, passando de 6 para 10, possibilitando a assistência à mais pessoas da região. 

Clínicas Cirúrgicas e Médicas

CLÍNICA CIRÚRGICA I

O setor é destinado aos pacientes conveniados ou que tenham planos de saúde. É composto por nove apartamentos e quatro enfermarias. O atendimento é feito por técnicos e auxiliares de enfermagem.

CLÍNICA CIRÚRGICA II

A Clínica Cirúrgica II é destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Composta por 24 leitos ativos, possui equipamentos para atendimentos de emergência e carro de emergência completo com desfibrilador. 

CLÍNICA MÉDICA I

Repartição destinada aos pacientes do SUS, convênio e particular. Possui 32 leitos ativos para a assistência básica e semi-intensiva. O atendimento é prestado por auxiliares e técnicos de enfermagem.

CLÍNICA MÉDICA II

A Clínica Médica II é destinada aos pacientes dos planos de saúde ou conveniados.  É composta por cinco apartamentos e três enfermarias. A assistência é prestada por auxiliares e técnicos de enfermagem, que têm à disposição equipamentos para emergência.

Farmácia

A Farmácia Hospitalar é o setor onde ocorre a distribuição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares necessários ao tratamento dos pacientes. Os farmacêuticos também são responsáveis pelo gerenciamento da qualidade dos remédios e materiais que são oferecidos pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição. 

A Farmácia Hospitalar é dividida em seis unidades internas para agilizar a distribuição dos medicamentos. Existem quatro farmácias satélites, que atendem as clínicas médicas e cirúrgicas, ambulatório, ortopedia e maternidade. Há, ainda, a central de fracionamento de saneantes e a farmácia central, responsável pelo atendimento dos outros setores de internação do hospital e abastecimentos das farmácias satélites. 

Para atender à demanda do HNSC, ela conta com 5 farmacêuticos e 18 auxiliares, que são coordenados por Lorena Aguiar Soares. Atualmente, são padronizados no HNSC cerca de 282 medicamentos, com uma dispensa de cerca de 76.424 itens por mês. 

Hemodiálise

A Hemodiálise é um procedimento de saúde fundamental para pessoas que sofrem de insuficiência renal aguda crônica grave. O tratamento consiste na limpeza e filtragem do sangue através de uma máquina que tem a mesma função do rim. 

A Hemodiálise protege o corpo de resíduos prejudiciais à saúde como, por exemplo, o excesso de sal e líquido, além de ajudar a controlar a pressão arterial. O tratamento é feito de duas a quatro vezes por semana, entre 3 e 5 horas cada sessão, dependendo do caso.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição possui um Setor de Hemodiálise que oferece atendimento aos moradores de Pará de Minas e cidades vizinhas. A estrutura moderna é capaz de atender 14 pacientes por sessão, sendo que, atualmente, a demanda diária são três turmas de 14 pacientes. 

Os responsáveis técnicos são: Dr. Geraldo Magela Medeiros de Paula, médico nefrologista, e Éder Júlio Rocha de Almeida, enfermeiro especialista em nefrologia.  

Maternidade

A Maternidade é o setor destinado à assistência à mulher no ciclo gravídico e puerperal. Ela é dividida em quatro unidades: Clínica Obstétrica (Ala A), destinada aos pacientes SUS, Clínica Obstétrica (Ala B), voltada aos pacientes conveniados e com planos de saúde, Bloco Obstétrico e os Cuidados Intermediários.

Para reforçar a assistência às mães e bebês, a Maternidade do HNSC possui um posto de coleta de leite, que abastece a demanda interna e também a de maternidades de outros hospitais. 

Em 2018, foram realizados 1.084 partos no HNSC, sendo 594 de meninos e 490 de meninas. 

Assistência Social

No ambiente hospitalar, o Serviço Social é um dos elementos indispensáveis para a qualidade do atendimento prestado ao doente. A assistência dada por profissionais capacitados humaniza o atendimento de saúde. 

O trabalho do Assistente Social dentro do Hospital é identificar os aspectos sociais, econômicos e culturais relacionados ao processo de adoecer. O profissional também encaminha e intermedia solicitações provenientes da hospitalização. O trabalho se estende aos familiares, resgatando e reconstruindo vínculos que, muitas vezes, encontram-se fragilizados. 

O Serviço Social do Hospital Nossa Senhora da Conceição é composto por duas assistentes sociais: Celina Navarro e Nayara Galvão.

Banco de Sangue (Agência Transfusional)

A Agência Transfusional, popularmente conhecida como Banco de Sangue, é um dos setores mais antigos do Hospital Nossa Senhora da Conceição e essencial para o bom funcionamento das unidades de atendimentos de urgência e emergência e da maternidade. O setor é responsável pela captação de doares, estoque e distribuição dos hemocomponentes do sangue.

O Banco de Sangue do HNSC é ligado ao Hemocentro de Divinópolis, onde são realizadas as captações. Por mês, a agência leva até Divinópolis dois ônibus, em torno de 48 pessoas em cada. O sangue captado não é imediatamente trazido ao HNSC. Primeiro, ele passa por análises para somente depois ser liberado para a distribuição nas unidades do Hemocentro de Divinópolis. 

O recebimento das bolsas de sangue (cada uma com 450 ml) é semanal, sendo que na ocorrência de demanda maior que a oferta, a agência pode solicitar mais bolsas para completar o estoque. 

Em 2018, o Banco de Sangue do HNSC alcançou números expressivos. Foram levados para a captação 1.555 candidatos, sendo que 1.298 estavam aptos a fazer a doação. Ao todo, foram mais de 584 litros doados – cada pessoa doa até 450 ml – e 5.192 pessoas beneficiadas com o sangue doado. 

A coordenadora do Banco de Sangue é Fabíola Nogueira e a responsável técnica é a médica Patrícia Lopes da Silva.

Brinquedoteca

A brinquedoteca, localizada na Pediatria, é um espaço onde as crianças hospitalizadas têm a oportunidade de interagir e se divertir durante o período em que estiverem internadas. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, a brinquedoteca é devidamente estruturada para receber seus pacientes mirins com muitos brinquedos, TV e livros infantis em um ambiente animado e descontraído. 

O objetivo é amenizar o sofrimento físico e emocional das crianças que irão se submeter a um procedimento cirúrgico ou estão em processo de recuperação. 

Capela

O Hospital Nossa Senhora da Conceição oferece aos pacientes, assim como aos acompanhantes e funcionários, um espaço de orações para que possam superar ou amenizar a dor emocional irreparável, causada por alguma enfermidade ou perda.

A Capela Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 12 de setembro de 1946, é um ambiente sagrado, que permite ao indivíduo sustentar sua fé. É o espaço onde as pessoas, em meio às aflições, buscam a paz de espírito. 

No local, são celebradas missas de segunda à sexta-feira, às 7h15, presididas pelo Padre Osmar, que é o Capelão. Aos sábados, no mesmo horário, são realizados cultos. A capela fica aberta ao público interno diariamente até às 18h.


Central de Material Esterilizado (CME)

A Central de Material Esterilizado, também chamada de CME, é um setor autônomo, destinado à limpeza, acondicionamento, esterilização, estocagem e distribuição de equipamentos cirúrgicos utilizados no HNSC. A CME é, portanto, essencial para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados pela instituição.

Colonoscopia

A Colonoscopia é um exame que avalia o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, correspondente ao reto, cólon e o íleo terminal. Ao contrário da endoscopia, o procedimento é feito pelo ânus.

Através do exame é possível encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. O procedimento é um dos principais métodos de rastreamento do câncer de cólon e reto. A especialidade médica é de responsabilidade da Doutora Roberta Grazielle Souza Lopes.

Departamento de Manutenção

O Departamento de Manutenção do Hospital Nossa Senhora da Conceição tem a finalidade de atender demandas de transporte, manutenções preventivas, preditivas e corretivas no que diz respeito à obras civis e serviços de alvenaria, hidráulica, mecânica, elétrica, carpintaria, marcenaria, jardinagem, eletromecânica, gastrotécnica, serralheria, pintura e estofaria.

São atendidas as solicitações de todos os ambientes hospitalares e administrativos do HNSC. Para desenvolver esse trabalho, o setor conta com uma equipe de sete profissionais, sendo dois motoristas, três oficiais de manutenção, um eletricista e um pintor.

Eles são aptos a lidar com situações emergenciais em ambientes controlados e com restrições, que constituem o ambiente hospitalar. O coordenador da equipe operacional é Edimon Miranda Fonseca.

Endoscopia

A Endoscopia é um procedimento realizado para diagnosticar doenças que acometem direta ou indiretamente o aparelho digestivo. O exame é feito por meio de um tubo flexível fino com uma câmera em sua extremidade, chamado de endoscópio, que é introduzido na boca do paciente para mostrar em tempo real as paredes de órgãos como o esôfago, estômago e o início do intestino.

Sua finalidade é identificar a causa de um mal estar abdominal, como refluxo, gastrite úlcera, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial ou avançado. O médico responsável por essa especialidade no HNSC é o Doutor Mário Chicata.

Gerência de Enfermagem

A Gerência de Enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição é responsável pelo desenvolvimento de toda equipe de enfermagem. Através de conhecimento técnico-científico e seguindo o Regimento Interno, ela oferece assistência hospitalar qualificada e de forma humanizada, valorizando sempre a integridade do ser humano.

A Gerência de Enfermagem faz parte dos serviços técnicos, de atendimento direto ao paciente. O corpo de profissionais se classifica da seguinte forma: Gerente do Serviço de Enfermagem; Enfermeiro Supervisor de Enfermagem de nível I, II e III; Técnico de Enfermagem; Auxiliar de Enfermagem e Auditor de Enfermagem.

O serviço é o mais abrangente do HNSC, constituindo-se das seguintes unidades de trabalho: Clínica Médica I e II; Clínica de Cirurgia I e II; Sala de Cirurgia; Maternidade; Pediatria e Centro Obstétrico; Setor de Hemodiálise; CTI; Ortopedia.

A Gerência de Enfermagem conta com 171 profissionais, coordenados por Ivan Carlos Silva de Faria.

Lavanderia

O HNSC possui um Setor de Lavanderia encarregado pela limpeza de todo o enxoval da instituição. No local, é feita a lavagem, centrifugação, secagem e passagem dos tecidos. Além disso, a lavanderia também conta com uma costureira para a correção de eventual defeito nas roupas. No setor trabalham 17 profissionais, que são coordenados por Viviane Patrícia Alves Mendonça.

Ortopedia

Ortopedia é a especialidade médica responsável pelo tratamento do sistema locomotor. Os profissionais desta área lidam com o diagnóstico e o tratamento de lesões nos músculos, ossos, articulações e ligamentos do corpo. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, o responsável técnico pela Ortopedia é o médico Cláudio Levi Campolina Altivo.

Pediatria

A Pediatria é uma ala de especialidade médica e de enfermagem destinada às crianças e adolescentes. O Hospital Nossa Senhora da Conceição presta assistência no aspecto preventivo, com ações que vão desde o aleitamento materno e imunizações ao acompanhamento necessário para o desenvolvimento saudável do paciente.

A Pediatria do HNSC é destinada tanto aos pacientes do SUS quanto de convênios e particulares. A coordenadora do setor é a enfermeira Claudine Carvalho Santana Santos e o responsável técnico é o médico Jairo Mendes de Vasconcelos.

Pro-Hosp

Para oferecer um atendimento ainda mais qualificado à população da microrregião de saúde, composta por 8 municípios, o Hospital Nossa Senhora da Conceição é integrado ao Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp).

Através desse programa, a instituição visa melhorar cada dia mais a assistência hospitalar, fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde. Os benefícios agregados à instituição são os recursos financeiros que reforçam o capital do HNSC para custeio, aquisição de equipamentos e reformas previamente pactuadas.

Como abrange os 8 municípios da microrregião (Nova Serrana, Leandro Ferreira, Pitangui, Conceição do Pará, Onça de Pitangui, Igaratinga, São José da Varginha e Pará de Minas), o programa beneficia cerca de 200 mil pessoas.

É importante para bom funcionamento do programa que todos os setores estejam envolvidos. A referência técnica responsável pelo Pro-Hosp é Suzana Santos.

Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS)

O Hospital Nossa Senhora da Conceição mantém em sua estrutura o Programa de Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde. O setor é responsável pela coleta, gerenciamento e destinação dos resíduos produzidos no serviço de saúde.

Obedecendo a um conjunto de procedimentos científicos e técnicos, assim como as normativas legais, o PGRSS visa minimizar a produção de resíduos e dar a destinação correta aos materiais para evitar problemas de saúde aos funcionários, pacientes/acompanhantes e ao meio ambiente.

O PGRSS do Hospital Nossa Senhora da Conceição é constituído por um biólogo e três coletoras de resíduos hospitalares. O profissional responsável pelo setor é Lucas Vítor da Silva Pereira.


Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester foi implantado no HNSC em 2013. É o espaço destinado à classificação dos pacientes através do uso de cores. Neste setor, o enfermeiro responsável realiza uma triagem no paciente com base em seus sintomas e, por meio de uma cor, indica a gravidade do quadro e o tempo de espera para que ele receba o atendimento médico.

Psicologia

A Psicologia é a área responsável pelo acolhimento e acompanhamento mental dos pacientes, familiares e dos colaboradores do HNSC. 

A Psicologia Clínica realiza o acolhimento e acompanhamento diário dos pacientes hospitalizados em todos os setores do HNSC. Os atendimentos abrangem também os familiares ou acompanhantes dos usuários, quando for avaliada a necessidade. Em 2018, a média de atendimentos mensais foi de 829. 

Já o Setor de Recursos Humanos é responsável pelo recrutamento e seleção de candidatos às vagas do HNSC. O RH ainda realiza o acolhimento de funcionários e coordenadores, quando solicitado o acompanhamento pessoal. 

A Psicologia do HNSC é composta por duas especialistas na área - Bruna Menezes e Tatiane Freitas.

Radiologia

A Radiologia tem importante papel no ambiente hospitalar. Através desse setor, é possível obter imagens do corpo com a finalidade de identificar diferentes lesões e classifica-las em estágios, conforme as imagens colhidas. Dessa forma, o procedimento facilita o processo de diagnóstico e tratamento do paciente.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição oferece exames de Raio X, Ultrassom, Radiografia e Tomografia. São 15 profissionais envolvidos, entre técnicos e recepcionistas, e 3 médicos especialistas: Doutora Taíza Dourado Ribeiro (Responsável Técnica, Doutor Bráulio Braz Pinheiro e Doutor Antônio Silva Mendes. 

A Radiologia possui uma estrutura com quatro salas, devidamente equipadas, além de duas máquinas de Raio X portáteis para atender pacientes que não podem se deslocar até as salas. O atendimento é feito internamente e também oferecido ao público externo, seja pelo SUS, convênios ou particulares. Mensalmente são realizados mais de 3 mil atendimentos, abrangendo moradores de Pará de Minas e cidades da microrregião de saúde.

Sala de Cirurgia

A Sala de Cirurgia é o local onde são realizadas as cirurgias eletivas, assim como de urgência e emergência. O espaço é devidamente equipado e preparado aos procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte.

Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME)

O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é responsável pela organização, auditoria administrativa, armazenamento e guarda de prontuários médicos, permitindo sua identificação sempre que necessário. É um setor imprescindível ao HNSC, pois permite avaliar o trabalho do profissional e o grau de eficiência com que são tratados os pacientes.

As informações disponíveis no SAME podem ser acessadas pelo paciente, seu representante legal e também pelos profissionais do hospital. O setor conta com dois profissionais: Ronan Teixeira Gomes, supervisor de Arquivo Médico, e Aline Cristina de Sousa Oliveira, auxiliar Administrativa. Eles são responsáveis por guardar e preservar prontuários médicos e fichas de atendimento ambulatorial, como dados pessoais, evolução clínica, exames e radiografias.

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, também chamado de SCIH, é responsável por executar as atividades definidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), visando prevenir ou reduzir a incidência ou a gravidade das infecções hospitalares.

Entre as ações desenvolvidas estão a educação continuada aos profissionais da saúde, orientação à higienização das mãos, uso racional de antimicrobianos e vigilância epidemiológica de infecções hospitalares.

O monitoramento constante realizado pelo SCIH é essencial para o bom funcionamento do Hospital Nossa Senhora da Conceição pois, através deste trabalho, há garantia de qualidade no atendimento prestado aos pacientes, evitando sérias complicações.

O SCIH é coordenado pela enfermeira Carla Cortez dos Santos, profissional especializada na área e muito bem conceituada.  

Serviço de Higienização e Limpeza (SHL)

Manter o ambiente hospitalar higienizado e limpo é uma prioridade no Hospital Nossa Senhora da Conceição. O trabalho é indispensável para garantir a qualidade nos serviços de saúde prestados à população.

A função primordial da limpeza hospitalar é prevenir a instituição do risco de infecções e doenças que podem afetar tanto os pacientes e seus familiares quanto os funcionários.

O Serviço de Higienização e Limpeza do HNSC é coordenado por Viviane Patrícia Alves Mendonça, que conta com uma equipe de mais de 30 profissionais que se dedicam diariamente para deixar a entidade em excelentes condições de prestar assistência aos pacientes.

Serviço de Nutrição e Dietética (SND)

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do HNSC tem a missão de garantir a segurança alimentar para todos os usuários do serviço (pacientes, acompanhantes e colaboradores), oferecendo um serviço profissional de alta qualidade, atendendo às legislações vigentes em qualidade nutricional e higiene, buscando a satisfação e a recuperação da saúde.

A produção diária de cardápios é de, no mínimo, seis dietas diferentes. A média diária é de 400 lanches, 110 almoços e 70 jantares servidos. O quadro de profissionais do SND é composto por duas cozinheiras, uma supervisora de cozinha e dezenove auxiliares de cozinha. Além disso, o setor conta com quatro nutricionistas: Sara Araújo, Flávia de Araújo, Breno Dióginis e Maíla Mota, que carinhosamente avaliam cada caso para oferecer a alimentação mais saudável.

A coordenadora do SND é Sara Araújo.

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Para garantir a segurança e integridade física dos funcionários, o Hospital Nossa Senhora da Conceição mantém o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A equipe de quatro profissionais, coordenada pelo engenheiro Joelmir Gonçalves Ramos, é responsável pelo monitoramento, orientações e execuções de ações que visam minimizar os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no ambiente hospitalar.

Entre as funções do SESMT, está a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), voltada para os colaboradores, a fim de mostrar a importância dos equipamentos de segurança.

A equipe do SEMST é composta por dois técnicos de Segurança do Trabalho, um médico do Trabalho e um engenheiro de Segurança do Trabalho.

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.