Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Obras do novo CTI do HNSC estão avançadas
02
jun-20

Obras do novo CTI do HNSC estão avançadas

 

As obras do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) estão avançadas. Através de um trabalho eficiente dos profissionais da Local Engenharia, empresa responsável pela obra, o espaço destinado para a construção está ganhando o formato de uma unidade de tratamento intensivo que irá atender aos pacientes diagnosticados com Covid-19.

O novo CTI, que terá capacidade para dez leitos - começou a ser construído em meados de abril após parceria entre o HNSC e a Prefeitura de Pará de Minas. O objetivo é oferecer à população mais leitos para assistência à pacientes que apresentem quadros graves do novo coronavírus. A obra é resultado de um esforço conjunto entre hospital e Município no que se refere ao combate ao vírus.

A previsão é que o trabalho físico seja concluído ainda em junho. “Já fizemos a parte de hidráulica praticamente toda, elétrica já está adiantada, e alguns pontos estamos na parte de acabamentos, como revestimento. Algumas coisas ainda demoram um pouco, porque depende de terceirizado, então a gente fica aguardando, mas está tudo dentro do cronograma de obras.”, explicou Marcelo Enrick Assis, responsável pelo projeto de arquitetura do CTI.

Com os novos dez leitos, o HNSC terá no total 20 leitos de CTI, sendo dez para pacientes com coronavírus e outros dez para os demais pacientes. O funcionamento, no entanto, depende da regulamentação dos leitos pelo Ministério da Saúde, o que ainda não tem data definida.

 

Desafios do projeto

Arquitetar o novo CTI não foi uma tarefa fácil para Marcelo Assis. Diferente de outros trabalhos, ele teve de adaptar seu projeto às legislações do patrimônio – respeitando toda história do prédio do HNSC – e do Ministério da Saúde. “Meu estudo inicial e até a parte final foi ter todo cuidado, porque a gente não poderia ampliar a área construída, pois é estrutura mais antiga. Tem desafios que a gente encontra quando vai fazer uma reforma, que é o que está dentro das paredes. Então só a partir do momento que a gente começa mesmo vamos definido linhas de estratégias para poder solucionar algum problema que possa existir.”, comentou o arquiteto.

“O prédio em si tem uma estrutura muito boa, claro que algumas coisas tivemos de voltar e fazer novamente, porque não tinha como aproveitar. É tentar utilizar o espaço dentro do que privilegia a legislação.”, completou Marcelo Assis.

 

Satisfação profissional em fazer parte da história

A construção do novo CTI é um momento histórico para o Hospital Nossa Senhora da Conceição. A ampliação do número de leitos reforça a capacidade de assistência e vai ao encontro do objetivo do hospital de oferecer atendimento para a população, privilegiando por uma relação humanizada com os nossos pacientes. “Pensando num contexto geral, não que a pandemia seja algo bom, mas você passa a fazer parte de um marco histórico. Isso vai mudar toda nossa concepção de vida. Trazer a arquitetura para dentro de uma funcionalidade que é para atender a população em geral é muito gratificante.”, revelou o arquiteto Marcelo Assis.

 

 

Marcelo Enrick Assis, arquiteto do HNSC

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.