Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Inverno afasta doadores de sangue do Hemominas e acende alerta
16
jul-21

Inverno afasta doadores de sangue do Hemominas e acende alerta

 

Em meio a um cenário já complicado devido à pandemia de Covid-19, um novo fator liga o alerta vermelho: a baixa nos estoques de sangue da Fundação Hemominas. A chegada do inverno é apontada como um dos motivos para procura reduzida por parte de doadores. Hoje, os estoques estão até 26% abaixo do ideal. 

Para não deixar que os estoques diminuam ainda mais, a Fundação Hemominas lembra à população mineira a importância da ida às unidades para realizar a doação de sangue. Muitas vezes o doador de sangue é o único meio de salvar uma vida, pois não há medicamento que substitua o sangue.

Impeditivos temporários

Algumas das doenças características dessa época também contribuem para a queda no comparecimento de doadores, já que no frio as pessoas estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses. Nesses casos, é necessário aguardar 30 dias após o término dos sintomas respiratórios ou gripais para candidatar-se à doação de sangue.

Outra situação que traz impedimento temporário ao doador de sangue é a infecção pela Covid-19. Quem teve a doença precisa aguardar 30 dias após a completa recuperação para realizar uma doação. Já quem teve contato com pessoas que apresentaram o diagnóstico de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas.

Em relação às vacinas, os prazos são:

  • Coronovac/Sinovac: 48 horas
  • Covishield/Serum/AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias
  • Pfizer/BioNTech: 7 dias
  • Janssen-Cilag: 7 dias
  • Sputnik V: 7 dias
  • Covaxin/Bharat Biotech: 48 horas
  • Moderna: 7 dias

No caso da vacina contra a gripe, o prazo de espera para doação de sangue é de 48 horas após a vacinação.

Agende sua doação

Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, o interessado pode ligar para o Banco de Sangue no telefone 3233-5461 e falar com Fabíola Nogueira, responsável pela Captação de Doadores no HNSC. Também pode obter informações através do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (Banco de Sangue HNSC) ou pelo @hnscpm.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.