Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Hipertensão: prevenção e diagnóstico precoce são essenciais
17
maio-23

Hipertensão: prevenção e diagnóstico precoce são essenciais

Hoje, 17 de maio, é o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, conhecida como pressão alta, uma data importante para conscientizarmos sobre a saúde do coração e a importância de manter a pressão arterial sob controle. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

A prevenção e o diagnóstico precoce da hipertensão arterial são essenciais para evitar complicações futuras. Segundo levantamento da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), 36 milhões de brasileiros têm pressão alta. Entre os idosos, a doença atinge a 60%. Ainda conforme os dados do estudo, a hipertensão é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes por doenças cardiovasculares, cerca de 200 mil mortes todos os anos.

Prevenção

Neste dia, é essencial lembrar que pequenas mudanças em nosso estilo de vida podem ter um grande impacto em nossa saúde. Aqui estão algumas dicas para ajudar a controlar a pressão arterial:

  1. Alimentação saudável: Consuma uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura. Reduza o consumo de sódio, açúcares e gorduras saturadas.
  2. Atividade física regular: Mexa-se! Faça exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação ou dança, pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana. Isso ajudará a fortalecer seu coração e melhorar a circulação sanguínea.
  3. Controle do estresse: Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como meditação, ioga, hobbies relaxantes ou conversas com amigos e familiares. O estresse crônico pode contribuir para o aumento da pressão arterial.
  4. Evite tabagismo e consumo excessivo de álcool: Fumar e beber em excesso são fatores de risco para pressão alta e doenças cardiovasculares. Se você fuma, procure ajuda para parar, e limite o consumo de álcool a quantidades moderadas.
  5. Consultas médicas regulares: Faça check-ups regulares e monitore sua pressão arterial. Converse com seu médico sobre medidas específicas para controlar sua pressão arterial, como medicamentos, se necessário.
  6. Automonitoramento da pressão arterial: Além dos exames regulares, você pode adquirir um aparelho de pressão arterial para monitorar sua pressão em casa. Isso pode ajudar a identificar variações da pressão arterial e fornecer informações úteis ao seu médico.

O cuidado com sua saúde é sempre o melhor remédio. Previna-se!

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.