Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Doações de sangue são afetadas com o aumento de casos de dengue
12
mar-24

Doações de sangue são afetadas com o aumento de casos de dengue

Em meio a um cenário de aumento dos casos de dengue, surge uma preocupação adicional: o impacto negativo nas reservas de sangue. O aumento das infecções por dengue pode levar, por exemplo, a complicações graves que exigem transfusões de sangue, esgotando ainda mais os bancos de sangue já sobrecarregados.

A responsável pelo Setor de Captação de Doadores de Sangue do HNSC, Fabíola Nogueira, confirma o cenário preocupante. “Quem está infectado, fica impossibilitado de doar sangue. Na última coleta tivemos uma grande dificuldade em fechar as vagas, pois muitos candidatos que já estavam agendados tiveram que cancelar por não estarem se sentindo bem.”

Com o estoque em situação crítica, Fabíola reforça a necessidade da população se voluntariar para doar sangue. “Precisamos mudar este cenário. Nossa maior dificuldade está nos grupos de sangue negativos. E a maioria deles estão em estado crítico. Mesmo que a doação demore, já que temos apenas 70 senhas a cada duas semanas, é importante agendar e participar”, finaliza.

Como o surto de dengue afeta as doações de sangue?

O aumento da demanda por sangue contrasta com uma diminuição nas doações de sangue durante surtos de doenças, como este de dengue. As preocupações com a segurança e o medo de contrair dengue durante a doação de sangue podem desencorajar potenciais doadores, exacerbando ainda mais a escassez de sangue.

É importante que as pessoas reconheçam a importância da doação de sangue e se unam para garantir que os bancos de sangue tenham suprimentos adequados, evitando que os níveis de sangue cheguem ao estado crítico.

Seja um doador voluntário do HSNC

Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, os interessados podem ligar ou enviar uma mensagem WhatsApp para o Banco de Sangue no telefone (37) 3233-5461, e falar com Fabíola Nogueira. Também podem obter informações através do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram (@BancodeSangueHNSC) ou pelo @hnscpm.

Ao doar sangue, podemos fazer uma diferença real na vida dos pacientes, não só aqueles com dengue grave, mas que estão internados por diversos outros motivos. Portanto, não subestime o impacto positivo que uma única doação de sangue pode ter! Juntos, podemos enfrentar o desafio da dengue e garantir que nosso banco de sangue permaneça abastecido para atender aos que precisam.

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.