Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas
15
set-20

Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

 

O Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, celebrado em 15 de setembro, tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância de identificar precocemente os sintomas da doença, facilitando o seu tratamento e evitando mortes.

O linfoma é um tipo de câncer que atinge o sistema linfático, um dos sistemas responsáveis pela defesa do organismo contra doenças e infecções. Também pode surgir nos tecidos linfáticos, como os linfonodos, o fígado, o baço e a medula óssea. Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar.

A doença se caracteriza quando o linfócito (glóbulo branco) se transforma em uma célula maligna, crescendo de modo descontrolado e criando outras células idênticas, e é dividida em dois grandes grupos: Linfoma de Hodgkin (LH) e Linfoma não Hodgkin (LNH). O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, neste ano, surjam mais de 14 mil novos casos no Brasil.

 

Linfoma de Hodgkin (LH)

Ainda não se sabe o motivo para o surgimento do linfoma de Hodgkin, mas se sabe que é uma doença adquirida, e não hereditária. Compreende cerca de 20% dos casos da doença e pode ocorrer em qualquer idade, porém, os jovens de 25 a 30 anos, e pessoas acima de 55 anos, são os que mais recebem esse diagnóstico.

Segundo dados do INCA, a incidência de casos novos permaneceu estável nas últimas cinco décadas, enquanto a mortalidade foi reduzida em mais de 60% desde o início dos anos 1970 devido aos avanços no tratamento.

 

Linfoma não Hodgkin (LNH)

O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin. Pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos, sendo mais comum em pessoas mais velhas. 

Por razões ainda desconhecidas, o número de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos.

 

Sintomas

O desconhecimento sobre a doença é a principal causa de morte. Para isso, é necessário atenção aos principais sintomas, como: febre (vespertina); suor noturno anormal; perda de peso e de apetite; coceira na pele; surgimento de ínguas (em especial na região do pescoço, axila e virilha).

Na maior parte das vezes, estes sintomas não são causados por câncer; porém é importante que, caso não haja melhora em poucos dias, que eles sejam investigados por um médico.

 

Algumas recomendações sobre Linfoma

  • Evite a exposição prolongada a produtos químicos, em especial a produtos agrícolas;
  • Faça um autoexame frequentemente. Quanto mais você conhecer o próprio corpo, mais depressa identificará possíveis alterações físicas;
  • A incidência de linfoma aumenta com a idade; por isso os idosos devem redobrar a atenção;
  • Procure um médico se notar a presença de uma íngua, especialmente se ela não for dolorosa, tiver crescimento rápido e você não apresentar nenhum outro sinal de infecção (como febre e mal estar).

 

Atenção: As informações existentes neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Consulte sempre um profissional de saúde.

 

Fontes:

Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – ABRALE 

Ministério da Saúde

Instituto Nacional de Câncer - INCA

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.