Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Dengue: saiba como se prevenir
16
dez-20

Dengue: saiba como se prevenir

 

Muito conhecida pela população brasileira, a dengue é uma doença antiga e o mosquito transmissor, Aedes aegypti, está presente em todos os estados do país. É importante destacar que é uma enfermidade que requer cuidados médicos específicos e, se não tratada, pode levar à morte.

Por que os casos de dengue estão aumentando?

O vírus da dengue possui quatro subtipos (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). Isso significa que podemos contraí-lo quatro vezes. Nos últimos anos, predominavam o subtipo 1 e o 4 em algumas regiões. O 2 esteve em baixa na última década.

Entretanto, segundo o Ministério da Saúde (MS), 84% dos casos de dengue até abril de 2019 foram causados por ele. Como menos pessoas estavam imunizadas a esse subtipo (2), e a linhagem do vírus foi alterada, os casos voltaram a crescer de maneira estrondosa.

No boletim epidemiológico divulgado pelo MS, de 29 de dezembro de 2019 a 05 de setembro de 2020, foram notificados 928.282 casos prováveis (taxa de incidência de 441,7 casos por 100 mil habitantes) de dengue neste ano. A região Centro-Oeste apresentou a maior incidência com 1.164,6 casos/100 mil habitantes, seguida das regiões Sul (928,3 casos/100 mil habitantes), Sudeste (339,4 casos/100 mil habitantes), Nordeste (246,2 casos/100 mil habitantes) e Norte (106,9 casos/100 mil habitantes).

Em setembro de 2019, o mesmo boletim epidemiológico do MS, registrou 1.439.471 de casos em um ano, o que representa um aumento de quase 600% em comparação com o mesmo período de 2018.

Saiba como se proteger

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Tenha sempre estes cuidados em mente:

  1. Não deixe água acumulada
  2. Caixas d’água devem estar sempre fechadas com tampa adequada
  3. Use repelente
  4. Coloque areia até a borda dos vasos de plantas
  5. Coloque desinfetante nos ralos
  6. Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir que a água corra livremente pelas calhas
  7. Coloque tela nas janelas
  8. Tenha cuidado com lagos caseiros e aquários
  9. O lixo deve ser descartado corretamente e a lixeira deve ser mantida fechada

Sintomas

Ainda não existem medicamentos contra dengue, somente para aliviar seus sintomas. Portanto, a melhor forma de prevenção é acabar com o mosquito, eliminando os possíveis criadouros.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

 

Fonte: Ministério da Saúde

  • Compartilhar:

Comentários()

Receba nossa newslleter

E fique por dentro das notícias e novidades sobre o Hospital.