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Pesquisa de satisfação mostra melhorias nos atendimentos do Hospital Nossa Senhora da Conceição
17
maio-19

Pesquisa de satisfação mostra melhorias nos atendimentos do Hospital Nossa Senhora da Conceição

 

Mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelos hospitais filantrópicos, como é o caso do Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, a entidade está conseguindo atender bem aos milhares de pacientes de toda a região. Esta é a conclusão da Pesquisa de Satisfação realizada nos meses de fevereiro, março e abril, cujo resultado acaba de ser divulgado. Foram realizadas 300 entrevistas, seja com pacientes ou acompanhantes dos mesmos.

Os resultados foram considerados altamente positivos, tendo em vista o elevado índice de satisfação nos atendimentos do Pronto Socorro, Setor de Internação, Enfermagem, Assistência Médica, Fisioterapia, Laboratório, Serviço de Imagem, Alimentação e Limpeza dos Ambientes. Todos esses quesitos receberam mais de 90% de aprovação. A Pesquisa de Satisfação também avaliou separadamente a prestação de serviços nas clínicas médicas, blocos cirúrgicos, pediatria, pronto socorro e maternidade. Os resultados também foram bastante favoráveis, com o reconhecimento dos pacientes e seus acompanhantes sobre a qualidade do atendimento. A maioria das avaliações ficou entre “bom e ótimo”.

Ao comentar os resultados o administrador do Hospital, Clelton Pacheco, afirmou que, além de nortear as ações, os índices estimulam funcionários e médicos da Casa, já que o reconhecimento foi espontâneo. Segundo Clelton, o HNSC ainda tem muitos desafios a serem vencidos. Um deles são as melhorias no Setor de Rouparia, cujo enxoval precisa ser renovado, por isso a instituição vai buscar apoio junto aos empresários no sentido deles ajudarem a patrocinar a renovação da roupa de cama.

 

Forma de avaliação

A pesquisa foi realizada através de um formulário entregue aos pacientes e acompanhantes com 11 perguntas como, por exemplo, como foi o atendimento do Pronto Socorro? Como você se sente com o atendimento prestado? Como está a limpeza do ambiente? Como foi o serviço de alimentação? Entre outros questionamentos. Foi aberto, ainda, um espaço para críticas e sugestões, no qual as pessoas tiveram a oportunidade de expor suas opiniões sobre o que tem sido feito de positivo, quais pontos precisam melhorar e quais medidas devem ser tomadas para a efetiva melhoria.

 

Novas ferramentas de avaliação do HNSC

A partir de agora, além deste trabalho interno com a pesquisa de satisfação, o HNSC abre novos canais de comunicação com a população, no qual as pessoas poderão enviar suas opiniões sobre o atendimento prestado na instituição, dando críticas e sugestões para que o serviço se torne cada vez melhor. Para isso, basta nos seguir no Facebook (facebook.com/hnscpm/), Instagram (@hnscpm) e também pelo site (www.hnscpm.org.br). A opinião pública, assim como pacientes e acompanhantes também têm linha direta com a diretoria, através da Ouvidoria, para sugestões e até mesmo críticas, pois elas contribuem para o aprimoramento da prestação de serviços.

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